A influência da música no desenvolvimento da linguagem

A criança estabelece uma conexão com os sons antes mesmo do nascimento, sendo o batimento cardíaco materno a sua primeira referência de ritmo musical. Mais ainda, ao longo do período de gestação, começa a reconhecer o timbre da voz da mãe, assim como todos os sons com os quais esta tem contacto.

A partir do seu nascimento e ao longo do seu desenvolvimento, a criança continua a ser acompanhada pelos sons que a rodeiam, estando estes presentes nas suas primeiras experiências, pelo que o contacto com a música está por toda a parte.

 

De que forma podemos, então, aliar algo tão natural e quotidiano como a música ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança?

Primeiro, é importante perceber que a música e a linguagem são dois estímulos auditivos, estruturados de uma forma semelhante (ambas consistem num determinado número de sons que se organizam segundo determinadas regras) e que utilizam o mesmo sistema auditivo e aparelho vocal.

A exposição à música e aos seus elementos (ritmo, melodia, palavras e sons) potenciará a perceção auditiva, designadamente no que respeita à receção e interpretação dos padrões de fala, bem como à sua descodi cação e memorização.

Mais ainda, estimulará o desenvolvimento da consciência fonológica. Esta competência consiste na consciência que a criança tem de que as palavras são constituídas por sílabas e estas por sons, sendo capaz de os discriminar, comparar e manipular. Numa perspetiva mais académica, a criança deverá ser capaz de realizar tarefas como: dividir frases em palavras, palavras em sílabas e sílabas em sons, bem como criar novas palavras, a partir da manipulação de sílabas e sons. Espera-se que a criança tenha esta competência desenvolvida, aquando o início da aprendizagem da leitura e escrita, de forma a que a mesma ocorra sem dificuldades.

De salientar também que a música permite o desenvolvimento da capacidade de organização espácio-temporal, assim como da estruturação do pensamento lógico, estimulando a aquisição de novas aprendizagens, o que potencia a evolução académica da criança.

 

Recomendação do dia:

Incentive a criança a explorar a música desde já. Mais tarde, os resultados estarão à vista!