Avaliação SIPT
O processo de avaliação os Sensory Integration and Praxis Tests (SIPT), de acordo com as necessidades individuais de cada criança.
- O que é?
Os SIPT são um instrumento de avaliação utilizado por Terapeutas Ocupacionais com certificação em Ayres Sensory Integration®. Mede o processo de integração sensorial que pode justificar determinadas dificuldades de participação, de aprendizagem e de comportamento. Estas dificuldades podem observa-se, por exemplo, na coordenação do corpo para o ato de vestir/despir, na leitura/escrita e na regulação comportamental. É a avaliação em Integração Sensorial mais completa e flexível até ao momento.
- O que avalia?
Avalia a perceção visual, tátil, cinestésica e ainda o desempenho motor, através de 17 subtestes:
1. Visualização Espacial;
2. Perceção Figura-fundo;
3. Equilíbrio Estático e Dinâmico;
4. Cópia de Desenhos;
5. Práxis Postural:
6. Coordenação Motora Bilateral:
7. Práxis de Comando Verbal;
8. Práxis Construtiva;
9. Nistagmo Pós-Rotatório;
10. Precisão Motora;
11. Práxis Sequencial;
12. Práxis Oral;
13. Perceção da Forma;
14. Cinestesia;
15. Identificação de Dedos;
16. Grafestesia;
17. Localização do Estímulo Tátil.
- Para quem?
Crianças dos 4 anos aos 8 anos e 11 meses de idade.
Avaliação Griffiths III
A Griffiths III é uma Escala de Desenvolvimento Mental, considerada internacionalmente como o instrumento de referência para a avaliação do desenvolvimento infantil.
Esta nova edição, que apresenta um kit de material totalmente novo e melhorado, permite uma avaliação contínua desde o nascimento até aos 6 anos de idade.
Através de materiais e tarefas bastante apelativas, a Griffiths III proporciona uma avaliação global do desenvolvimento infantil, permitindo ao profissional obter um perfil individual dos pontos fortes e das necessidades do bebé ou da criança, em cinco grandes áreas distintas:
- Fundamentos da aprendizagem – esta escala avalia os aspetos críticos da aprendizagem na infância.
- Linguagem e comunicação – esta escala avalia globalmente o desenvolvimento da linguagem, incluindo a linguagem expressiva, a linguagem recetiva e a utilização da linguagem para comunicar socialmente com outros.
- Coordenação Olho-Mão – esta escala avalia a motricidade fina, a destreza manual e as capacidades visuopercetivas.
- Pessoal-Social-Emocional – esta escala avalia construtos relacionados com a autonomia, o autoconceito, a interacção com os outros e diversos aspetos relativos ao desenvolvimento emocional.
- Motricidade global (ou grosseira) – esta escala avalia, entre outros, o controlo postural, o equilíbrio e o controlo dos movimentos.
Para quem? Bebés e crianças entre os 0 e os 6 anos (72 meses).
Avaliação SGS II
Schedule of Growing Skills II
A Escala de Avaliação das Competências no Devenvolvimento Infantil (SGS II) é um instrumento de avaliação do desenvolvimento infantil, concebido para ser utilizado por todos os profissionais ligados à saúde infantil, designadamente, médicos pediatras, enfermeiros e psicólogos.
Pode ainda ser extraído um resultado relativamente à área cognitiva, a partir de itens relevantes.
A SGS-II permite identificar o nível de desenvolvimento da criança, em nove áreas de competências:
- Controlo Postural Passivo
- Controlo Postural Activo
- Locomotoras
- Manipulativas
- Visuais
- Audição e Linguagem
- Fala e Linguagem
- Interação Social
- Autonomia Pessoal
Para quem? Bebés e crianças entre os 0 e os 5 anos.
Avaliação ADI-R
A ADI-R (Entrevista para o diagnóstico do Autismo- Edição Revista)
É uma entrevista semiestruturada, com 93 questões dirigidas aos pais e cuidadores, permitindo aos profissionais uma análise detalhada dos sujeitos com suspeita de Perturbação do Espetro do Autismo.
Incide sobre as áreas da comunicação e linguagem, interação social, comportamentos e interesses repetitivos e restritivos, jogo simbólico e imaginação, bem como outros comportamentos atípicos e habilidades especiais.
Avaliação - ADOS 2 - Escala de Observação para o Diagnóstico de Autismo 2Ava
É uma escala de observação comportamental, semiestruturada e padronizada da comunicação, interação social, do jogo/brincadeira e comportamentos repetitivos e restritivos, utilizada quando há suspeita de uma Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Pode ser utilizada desde os 12 meses de idade até à idade adulta.
Apresenta várias atividades que desencadeiam comportamentos diretamente relacionados com o diagnóstico de PEA, permitindo também obter informação útil para planear a intervenção.
ADI-R
A ADI-R (Entrevista para o diagnóstico do Autismo- Edição Revista)
O que é?
É uma entrevista semiestruturada, com 93 questões dirigidas aos pais e cuidadores, permitindo aos profissionais uma análise detalhada dos sujeitos com suspeita de Perturbação do Espetro do Autismo.
Incide sobre as áreas da comunicação e linguagem, interação social, comportamentos e interesses repetitivos e restritivos, jogo simbólico e imaginação, bem como outros comportamentos atípicos e habilidades especiais.