Integração Sensorial
Localizada em Joane, a Sala de Integração Sensorial é um espaço completamente renovado.
Na ACIP Saúde a intervenção em Integração Sensorial é sustentada e baseada na teoria e evidência científica desenvolvida pela Terapeuta Ocupacional Jean Ayres (Ayres Sensory Integration®), com recursos humanos e equipamento terapêutico especializados. A intervenção decorre em contexto clínico numa sala especializada, em estreita articulação com a família, contexto educativo, equipa médica e restantes intervenientes no processo desenvolvimental da criança, apostando numa abordagem holística e direcionada para as necessidades e expectativas de cada criança e de cada família.
O que é?
A Integração Sensorial é um processo neurológico, inerente a cada um de nós, responsável por organizar as sensações que recebemos constantemente do nosso próprio corpo e do ambiente/contexto onde estamos inseridos.
O processamento da informação sensorial é, assim, a capacidade de receber, classificar e processar as sensações recebidas através dos nossos sete sistemas sensoriais: visual, auditivo, gustativo, olfativo, tátil, propriocetivo e vestibular.
Este processo, quando ocorre de forma organizada, permite-nos responder de forma adaptativa e eficaz ao ambiente e ao estímulo recebido, participando com sucesso nas diversas ocupações e áreas que fazem parte da vida de cada um de nós.
É frequente algumas crianças manifestarem dificuldades de desempenho e de participação nas ocupações do seu dia-a-dia, por apresentarem uma disfunção de integração sensorial. Esta disfunção pode ter um impacto na interação e no envolvimento com o outro e com o contexto, nas atividades e tarefas escolares, no brincar, nas atividades da vida diária e ainda no ciclo de sono e descanso. Mais especificamente, pode comprometer a capacidade de regulação da criança, de usar um lápis ou um garfo eficazmente, de tolerar determinadas texturas e alimentos ou de usar o seu corpo de forma coordenada no espaço, por exemplo.
Esta disfunção pode estar presente em crianças com um desenvolvimento típico, como em crianças com um diagnóstico médico e implica uma avaliação especializada e completa.
Quais são os sinais de alerta?
Esta disfunção pode estar presente em crianças com um desenvolvimento típico e sem alterações cognitivas, como em crianças que tenham outro diagnóstico médico. E nem todas as crianças com dificuldades de aprendizagem, de desenvolvimento e comportamentais têm necessariamente uma desordem de integração sensorial. Existem, no entanto, determinados fatores, que podem indicar a existência desta disfunção. Pais e professores devem estar atentos aos seguintes sinais de alerta e comportamentos:
- Dificuldades de atenção/concentração;
- Dificuldades comportamentais;
- Dificuldades de coordenação motora (global e fina);
- Atraso na fala e na linguagem;
- Dificuldade em ajustar-se e em adaptar-se socialmente;
- Dificuldade em aceitar determinadas sensações (visuais, auditivas e/ou táteis);
- Pobre capacidade em sequenciar tarefas;
- Excesso de atividade ou lentidão;
- Sem consciência do perigo;
- Impulsividade;
- Isolamento social;
- Baixa autoestima;
- Baixo nível de motivação para atividades que já conhece e para novas.