Integração Sensorial | Os sete sistemas sensoriais

O seu filho/aluno parece rejeitar determinadas texturas: nos objetos, peças de vestuário, alimentação? Apresenta um medo excessivo de movimento ou de andar de baloiço? Parece desajeitado e não ter consciência do seu próprio corpo? Parece incomodado com sons comuns? Apresenta mais sinais de agitação do que a maioria das crianças?

As questões apresentadas podem estar relacionadas com uma Disfunção de Integração Sensorial, ou seja, com dificuldades em processar e em integrar as sensações e informações recebidas pelos sete sistemas sensoriais: visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil, vestibular e propriocetivo. As crianças com esta desordem podem apresentar dificuldades na relação com os outros e com o meio que a envolve, nas aprendizagens escolares, no desenvolvimento de um brincar organizado e, ainda, na execução das tarefas/atividades da vida diária.

Muitas vezes estas questões passam despercebidas, pois podem não estar associadas a um diagnóstico clínico ou a alterações de desenvolvimento. É igualmente frequente considerar-se que a criança apresenta problemas de ordem comportamental, quando, na verdade, as alterações comportamentais são motivadas por dificuldades no processamento sensorial. Assim, é crucial uma avaliação precoce, completa e fiável, para que, quando se justifique, a criança bene cie de uma intervenção terapêutica adequada às suas necessidades.

Em caso de dúvida ou de existência das dificuldades acima descritas, procure um profissional qualificado, nomeadamente um Terapeuta Ocupacional com formação especializada em Integração Sensorial.

Informações e marcações de rastreios 252 928 610 ou educacao@acip.com.pt. Estamos deste lado para potenciar o seu filho.

Referência: “Sensory Integration and the child: Practical Tips for Parents.” (reviewed) Ayres, J. (2004)