Psicologia | Brincar em tempo de férias

O brincar é a ocupação mais significativa e promotora do desenvolvimento das crianças. Com a brincadeira a criança experiencia diferentes papéis sociais, ajudando-a a conhecer a si e os outros.

O brincar desenvolve:

  • Raciocínio
  • Atenção
  • Criatividade e imaginação
  • Competitividade
  • Relacionamento interpessoal
  • Autoconfiança
  • Autonomia
  • Linguagem

Durante a brincadeira o adulto deve:

  • Posicionar-se lado a lado de forma a envolver-se com a criança
  • Seguir a iniciativa da criança
  • Dar-lhe opções de escolha
  • Esconder objetos em locais inesperados
  • Deixar o seu filho resolver problemas
  • Não resolver todas as suas frustrações
  • Dar espaço para errar
  • Usar as rotinas para explorar o seu vocabulário
  • Antecipar acontecimentos e sentimentos

Mas quais os brinquedos adequados a cada etapa?

0-3 meses

– Colo
– Mimo
– Conforto
– Som da voz dos pais
– Massagem
– Brinquedos com cores, movimento e som.

3-9 meses

– Mordedores;
– Brinquedos moles;
– Bolas;
– Cubos;
– Objetos empilháveis;
– Brinquedos de plástico, com cores fortes, sons e/ou luzes.

9-12 meses

– Brinquedos que estimulem as aquisições motoras, que os façam tentar deslocar-se, como bolas e rolos, objetos que imitam os objetos dos adultos;
– Atividades sensoriais;
– Atividades ao ar livre.

1-2 anos

– Livros, com imagens do dia-a-dia;
– Pequenas construções;
– Carrinhos;
– Bonecos;
– Jogos de encaixe.

O objetivo é ir complexificando cada uma das atividades de acordo com as competências de cada criança, não devendo ver o fator idade como estanque.

2-3 anos

– Estimular a conversação
– Contar e recontar histórias
– Exploração de digitintas, lápis de cor e de cera, marcadores e plasticinas são também boas opções.
– Jogo simbólico, brincar ao faz de conta
– Instrumentos musicais
– Jogo do esconde-esconde
– Atividades motoras: jogo dos sacos, saltar, correr, jogo do carrinho de mão
– Brincar com os elementos da natureza: água, terra, relva, areia.

3-5 anos

– Parque infantil;
– A brincadeira com os amigos é cada vez mais valorizada, começando a haver maior entendimento das regras sociais;
– Brincadeiras de faz de conta, dramatizações e teatros;
– O contato com diferentes materiais e texturas, dando continuidade ao trabalho com tintas, plasticinas e lápis;
– Jogos de tabuleiro, carros, bonecas;
– Construções;
– Livros.

Mais importante do que qualquer brinquedo é a partilha de afeto que se mostra central no processo de aprendizagem.