O brincar é a ocupação mais significativa e promotora do desenvolvimento das crianças. Com a brincadeira a criança experiencia diferentes papéis sociais, ajudando-a a conhecer a si e os outros.
O brincar desenvolve:
- Raciocínio
- Atenção
- Criatividade e imaginação
- Competitividade
- Relacionamento interpessoal
- Autoconfiança
- Autonomia
- Linguagem
Durante a brincadeira o adulto deve:
- Posicionar-se lado a lado de forma a envolver-se com a criança
- Seguir a iniciativa da criança
- Dar-lhe opções de escolha
- Esconder objetos em locais inesperados
- Deixar o seu filho resolver problemas
- Não resolver todas as suas frustrações
- Dar espaço para errar
- Usar as rotinas para explorar o seu vocabulário
- Antecipar acontecimentos e sentimentos
Mas quais os brinquedos adequados a cada etapa?
0-3 meses
– Colo
– Mimo
– Conforto
– Som da voz dos pais
– Massagem
– Brinquedos com cores, movimento e som.
3-9 meses
– Mordedores;
– Brinquedos moles;
– Bolas;
– Cubos;
– Objetos empilháveis;
– Brinquedos de plástico, com cores fortes, sons e/ou luzes.
9-12 meses
– Brinquedos que estimulem as aquisições motoras, que os façam tentar deslocar-se, como bolas e rolos, objetos que imitam os objetos dos adultos;
– Atividades sensoriais;
– Atividades ao ar livre.
1-2 anos
– Livros, com imagens do dia-a-dia;
– Pequenas construções;
– Carrinhos;
– Bonecos;
– Jogos de encaixe.
O objetivo é ir complexificando cada uma das atividades de acordo com as competências de cada criança, não devendo ver o fator idade como estanque.
2-3 anos
– Estimular a conversação
– Contar e recontar histórias
– Exploração de digitintas, lápis de cor e de cera, marcadores e plasticinas são também boas opções.
– Jogo simbólico, brincar ao faz de conta
– Instrumentos musicais
– Jogo do esconde-esconde
– Atividades motoras: jogo dos sacos, saltar, correr, jogo do carrinho de mão
– Brincar com os elementos da natureza: água, terra, relva, areia.
3-5 anos
– Parque infantil;
– A brincadeira com os amigos é cada vez mais valorizada, começando a haver maior entendimento das regras sociais;
– Brincadeiras de faz de conta, dramatizações e teatros;
– O contato com diferentes materiais e texturas, dando continuidade ao trabalho com tintas, plasticinas e lápis;
– Jogos de tabuleiro, carros, bonecas;
– Construções;
– Livros.
Mais importante do que qualquer brinquedo é a partilha de afeto que se mostra central no processo de aprendizagem.