Terapia da Fala | Lembra-se quando o seu filho/a disse a primeira palavra?

Sabia que…

desde o nascimento que o seu  lho comunica com o mundo, através do olhar, choro, sons, expressões faciais e sorriso? É importante estar atento ao desenvolvimento do seu filho, mesmo antes das primeiras palavras.

Espontaneamente e inconscientemente, os pais estão constantemente a estimular e a potenciar o seu desenvolvimento.

Repare se o seu filho é capaz de…

Entre os 0 – 9 meses

– Reage aos sons;
– Reconhece as vozes familiares;
– Seguir com o olhar;
– Chora para demonstrar desagrado;
– Imite sons;
– Responde com sorriso.

Entre 9 – 18 meses

– Alterna o olhar;
– Faz gestos (aponta, adeus, gestos convencionais);
– Compreende o “não”;
– Interage com o adulto (faz “cu-cu”, esconde-esconde);
– Diz a primeira palavra com significado;
– Imita as palavras;
– Reconhece objetos, pessoas, ações;
– Combinada gestos com sons e/ou palavras;
– Transmitem emoções positivas e negativas.

Entre os 18 – 24 meses

– Combina 2 a 3 palavras;
– Usa o próprio o nome;
– Responde a perguntas sim/não;
– Nomeia objetos, pessoas e ações;
– Faz perguntas com entoação;
– Tenta fazer-se entender de diferentes formas;
– Brinca ao faz de conta;
– Procura o adulto para satisfazer as necessidades.

O desenvolvimento comunicativo até esta faixa etária é fundamental para um desenvolvimento linguístico harmonioso. Por isso, esteja atento ao olhar, à interação e ao brincar.

Entre os 2-3 anos

– Constrói frases mais completas, 3 a 4 palavras;
– Reconta alguns acontecimentos ainda sem sequenciação;
– Utiliza mais palavras de forma perceptível;
– Responde a perguntas simples;
– Faz perguntas simples (quem? onde? O que?);
– Cumpre ordens simples.

Entre 3–4 anos

– Reconta acontecimentos com mais pormenores (sem o condutor);
– Respeita melhor a ordem dos acontecimentos;
– Constrói frases corretas (ordem das palavras na frase);
– As palavras são perceptivas por pessoas não familiares;
– Desenvolvimento de noções temporais e espaciais;
– Expressa verbalmente emoções positivas e negativas;
– Usa o porquê.

Entre 4–5 anos

– Mantém uma conversa com principio, meio e fim;
– Reconta acontecimentos com  o condutor;
– Mantém a atenção nas histórias, responde e pergunta;
– Faz jogos cooperativos;
– Articula corretamente a maioria dos sons;
– Começa a utilizar diferentes tempos verbais.

Entre 5–6 anos

– Adquire as noções temporais (manhã, tarde, ontem, amanhã, dias da semana);
– Comunica com maior facilidade com adultos e pares (troca de informação);
– Executa ordens complexas;
– Reconta histórias com precisão;
– Tem um discurso coerente;
– Desenvolve as competências de literacia (brinca com os sons das palavras);
– Apresenta um discurso compreensível por parte dos outros.

Nas faixas etárias subsequentes é importante estar atento à forma como desenvolve a linguagem oral, ou seja, à construção das frases e à função que dá ao uso das mesmas.