Todas as crianças apresentam ritmos próprios de desenvolvimento. Umas desenvolvem mais facilmente a fala, demonstrando menos aptidão para atividades motoras, outras demonstram desde cedo aptidão para as atividades físicas, sendo mais difícil adquirir a fala. Ainda assim são estabelecidas algumas etapas, no caso relativos ao desenvolvimento da Motricidade Fina, que permitem perceber o desempenho da criança nas determinadas áreas. É importante que se entenda que pode existir diferenças de criança para criança.
Seguem-se assim algumas dessas etapas salientando que as faixas etárias descritas apresentam grandes intervalos, onde a criança desenvolve várias competências em simultâneo. Sempre que exista preocupação ao nível da motricidade fina deve consultar um técnico de saúde como um pediatra ou um terapeuta ocupacional.
3 meses:
Pode ser capaz de:
- Brincar na linha média coordenando os olhos e as mãos para alcançar um objeto;
- Realizar carga nos braços enquanto segue com os olhos o movimento da mãe.
8 meses:
Pode ser capaz de:
- Usa as duas mãos e os olhos para segurar e explorar o cubo;
- O dedo indicador começa a apontar.
12- 18 meses:
Começa a mostrar preferência por uma mão, quando quer agarrar algo.
2 anos:
A criança já apresenta preferência por uma mão.
3-4 anos:
- Apresenta clara preferência pelo uso de uma mão e já pode fazer preensão trípode ( utiliza os três primeiros dedos para segurar algo);
- Consegue imitar traços, mas quando desenha, o braço ainda não apoia na mesa, realizando movimentos utilizando o ombro como “suporte” e não o braço e antebraço.
4-5 anos:
A criança aumenta a capacidade de fazer movimentos aperfeiçoados da mão.
5-6 anos:
A dominância manual deve estar definida.
Como já vimos o desenvolvimento motor fino, é a capacidade de usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade e as competências necessárias para manipular um objeto.
Por norma, só quando a criança integra a pré-escola é que se começa a falar no desenvolvimento da motricidade fina. É também nesta altura que se toma mais atenção à forma como pinta dentro dos contornos, corta com a tesoura, cola, pega no lápis, aperta botões, come com talheres, entre outros.